Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

E-Social: Não atualização de contribuições prejudica aposentadoria

Desde o início da plataforma, em outubro de 2015, as contribuições previdenciárias não estão sendo atualizadas pelo INSS

E-Social: Não atualização de contribuições
prejudica aposentadoria
Notícias ao Minuto Brasil

18:09 - 04/12/16 por Notícias Ao Minuto

Economia INSS

O sistema e-Social apresenta uma falta de integração entre a Receita Federal e o INSS, o que está prejudicando os empregados. O cadastro não está sendo atualizado desde o início da plataforma, em outubro de 2015, e o último registro das contribuições previdenciárias dos trabalhadores no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é de setembro de 2015. O resultado desse fenômeno é que o INSS nega a concessão de benefícios previdenciários como, por exemplo, para a aposentadoria. 

"O funcionário do posto me disse que desde setembro do ano passado eu tinha deixado de pagar o carnê e estava faltando nove meses para eu completar o tempo de aposentadoria. Eu disse que já tinha tempo, mostrei os documentos, mas ele me mandou voltar para casa e esperar", disse a doméstica Júlia Maria da Silva (58). A profissional deu entrada na aposentadoria, mas seu benefício foi negado pelo INSS.

"Eu achei muito injusto porque a culpa é do e-Social, que não está passando as informações. Agora estou pedindo a Deus que saia a minha aposentadoria. Eu trabalho desde 14 anos e estou cansada", conta.

O problema maior é que essa falta de integração dos sistemas é que ela pode constranger não só empregados, como também patrões, já que eles podem ser considerados inadimplentes, segundo o Diário de Pernambuco.

Leia também: Saiba como economizar na compra de imóveis em tempos de crise

Campo obrigatório