Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo projeto de reforma da Previdência reduz valor da aposentadoria

Pelas regras atuais, salários mais baixos são descartados na hora do cálculo, o que eleva o salário médio e, portanto, o valor do benefício

Novo projeto de reforma da Previdência reduz valor 
da aposentadoria
Notícias ao Minuto Brasil

06:02 - 08/12/16 por Notícias Ao Minuto

Economia INSS

Uma nova proposta do governo poderá reduzir o valor final da aposentadoria. Caso o projeto de reforma da Previdência seja aprovado, o INSS passará a considerar todos os salários do trabalhador para calcular uma renda média ao longo da vida profissional e chegar ao valor do benefício mensal a ser pago.

De acordo com a Folha de S. Paulo, pelas regras atuais, salários mais baixos, correspondentes a 20% do período em que o trabalhador contribuiu com a Previdência, são descartados na hora do cálculo, o que eleva o salário médio e, portanto, o valor do benefício. Além da idade mínima de 65 anos, o governo quer exigir 25 anos de contribuição ao INSS.

Se cumpridas essas exigências, o valor da aposentadoria será equivalente a no mínimo 76% da média salarial, mais 1% por ano adicional de contribuição com o INSS. Para receber o valor integral, no entanto, seria preciso ficar na ativa por 49 anos. O teto para os benefícios pagos pelo INSS hoje é de R$ 5.189.

LEIA TAMBÉM: Investigação do Cade abrange 10 bancos com sede no Brasil

Campo obrigatório