Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FGTS selecionará projetos de infraestrutura por chamamento

Regras serão publicadas em um edital na última semana de janeiro de 2017

FGTS selecionará projetos de infraestrutura por chamamento
Notícias ao Minuto Brasil

09:36 - 15/12/16 por Folhapress

Economia Mudança

O FI-FGTS, fundo bilionário que investe em infraestrutura com recursos do trabalhador, passará a selecionar os projetos que receberão financiamentos por meio de chamamento público.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14) pelo Comitê de Investimentos do FI-FGTS. As regras serão publicadas em um edital na última semana de janeiro de 2017 e os interessados terão 45 dias para inscrever seus projetos.

O fundo não vai mais investir em participação nas empresas ou projetos. Os recursos só serão liberados como financiamentos (dívida) em um limite máximo de 50% do valor necessário para cada projeto.

Hoje, o FI-FGTS tem R$ 12 bilhões livres para investimentos e o governo espera que ele sirva para financiar boa parte dos projetos enquadrados dentro do PPI (Programa de Parcerias em Investimentos).

O edital para a seleção prévia trará uma inovação. Além de impor exigências mínimas aos candidatos, como estar em dia com as obrigações trabalhistas e fiscais, haverá uma nota de zero a cinco para cada um dos diversos parâmetros de avaliação.

Dentre eles estão o setor de atuação das empresas, o volume de recursos solicitado ao fundo, a geração de empregos, e a emissão de debêntures no mercado.

Como a diretriz dada ao FI-FGTS é ampliar os investimentos em saneamento, as propostas desse setor sairão na frente com uma pontuação mais alta nesse quesito.

Como a exposição do fundo ao setor de energia é elevada, os projetos dessa área terão nota mínima nesse quesito.

Essa lógica também vale para quem solicitar menos recursos ao fundo. Como o limite é de 50%, quem encaminhar propostas exigindo menos do fundo ganhará nota mais alta. Assim, espera-se estimular a participação de empreendedores com capital próprio.

No final, depois da média de todos os quesitos, os candidatos serão classificados de acordo com suas notas e os mais bem colocados serão selecionados para a avaliação dos comitês de análise do fundo e, por fim, do conselho curador do FGTS.

Antes, a seleção prévia era feita pela equipe da própria Caixa, gestora do FI-FGTS, que fazia uma análise prévia de viabilidade. Com informações da Folhapress.

Leia também: Governo lança programa de regularização tributária nesta quinta-feira

Campo obrigatório