Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nove entre dez brasileiros atribuem sucesso econômico a Deus

A pesquisa também revela que quanto menor é a renda e o nível de escolaridade do entrevistado, maior é a devoção

Nove entre dez brasileiros atribuem
sucesso econômico a Deus
Notícias ao Minuto Brasil

08:06 - 25/12/16 por Notícias Ao Minuto

Economia crença

Nove entre dez brasileiros acreditam que seu sucesso financeiro se deve a Deus, revela pesquisa realizada pelo Datafolha. Outro dado levantado é que quanto menor é a renda e o nível de escolaridade do entrevistado, maior é a devoção.

Entre os religiosos, a porcentagem supera 90%. A declaração também foi feita entre os que aparecem "sem religião" (70%) e os que se declaram ateus (23%). 

Entre os graduados, 7 entre 10 pessoas que têm renda mensal acima de 10 salários mínimos afirmaram que o sucesso econômico vem de Deus. No entanto, apenas 9% desse grupo relacionam a pobreza à falta de fé.

Em contraposição, um terço das pessoas que estudaram até o ensino fundamental e 28% dos que ganham mensalmente um salário de até R$ 1.760 concordam com a declaração: "As pessoas pobres, em geral, não têm fé em Deus, e por isso não conseguem sair dessa situação".

Outro ponto abordado pela pesquisa foi a solução para a pobreza, vista pelos três maiores grupos cristãos do Brasil: católicos, evangélicos e neopentecostais. Enquanto a solução para a pobreza mais citada pelos católicos foi a caridade, para os evangélicos, o melhor é levar pessoas pobres para a igreja, conforme dados do Instituto Pew, em uma pesquisa realizada com 2.000 brasileiros.

No entanto, a prática é diferente. Os evangélicos praticam mais caridade do que os católicos apresentando uma porcentagem de 63% contra 45%.

Leia também: Na véspera de Natal, Rua 25 de Março tem movimento tranquilo

Campo obrigatório