Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Queda na produção de laranjas no Brasil afeta países europeus

"É a colheita mais baixa dos últimos 28 anos", disse Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBr, associação nacional de exportadores de cítricos

Queda na produção de laranjas no Brasil afeta países europeus
Notícias ao Minuto Brasil

07:40 - 15/01/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Seca

A produção brasileira de laranjas teve a menor colheita da história. A manufatura caiu de 300 milhões de caixas, em 2015, para 244, no ano passado. Países como a França, por exemplo, que importam a fruta, podem sofrer com a seca fora do normal.

"É a colheita mais baixa dos últimos 28 anos", disse Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBr, associação nacional de exportadores de cítricos. A queda na produção, de acordo com a Folha de S. Paulo, pode estar ligada à forte alta das temperaturas na época da colheita.

Outra justificativa apontada pela reportagem é a redução do cultivo de cítricos no país nos últimos anos, que perdeu espaço para outras culturas, como a cana de açúcar. O avanço do chamado "greening", doeça que ataca a produção também pode ser um dos motivos da seca.

Os números desanimadores elevaram o preço, em 2016. Em julho passado, o valor da caixa de laranjas para a indústria estava em US$ 4,39, ante US$ 1,14 de igual mês de 2015. O Brasil responde por 80% da produção mundial de laranjas, a partir de três grupos de origem francesa: Cutrale, Citrosuco/Citrovia e Louis Dreyfus Commodities.

Campo obrigatório