Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália pode sofrer com 'riscos políticos' na UE, diz Fitch

Economia do país poderia até terminar 2017 estagnada

Itália pode sofrer com 'riscos políticos' na UE, diz Fitch
Notícias ao Minuto Brasil

14:44 - 24/01/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Notícias

A agência de classificação de risco Fitch alertou nesta terça-feira (24) que os "riscos políticos" na Europa podem afetar duramente o já modesto desempenho da economia da Itália.

Em 2017, ao menos quatro países da União Europeia irão às urnas: França, Holanda, República Tcheca e Alemanha, sendo que nos dois primeiros há uma possibilidade real de vitória de partidos eurocéticos.

Além disso, a própria Itália pode realizar eleições neste ano, caso o presidente Sergio Mattarella resolva antecipar o pleito previsto para 2018. Nesse cenário, o populista e antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) despontaria como um dos favoritos a vencer.

"O impacto seria similar ao das precedentes simulações de choque financeiro durante o pico da crise da zona do euro, em 2012. No pior cenário, os maiores membros [da zona do euro] teriam um crescimento inferior a 1%, e a Itália ficaria estagnada", disse a Fitch em um comunicado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) italiano crescerá 0,7% em 2017 e 0,8% em 2018. O país ainda luta para sair da crise iniciada em 2008 e encerrou em 2015 um longo período de contração. No entanto, desde então o desempenho de sua economia tem sido apenas modesto. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Queda do dólar estimula gasto de brasileiros no exterior em dezembro

Campo obrigatório