Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Produção de veículos cresce pelo 3º mês seguido, diz associação

Em janeiro, as montadoras aumentaram a fabricação de veículos em 17,06%

Produção de veículos cresce pelo 3º mês seguido, diz associação
Notícias ao Minuto Brasil

13:45 - 07/02/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Industria

Apostantdo na retomada da economia, a indústria automotiva acelerou a produção. Em janeiro deste ano, as montadoras aumentaram a fabricação de veículos em 17,06% – a terceira alta consecutiva mensal. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de acordo com o Portal Brasil.

Esse avanço é importante para o País, significa que as empresas acreditam no futuro da economia e esperam para breve a volta do crescimento. Como em um círculo virtuoso, se a montadoras vendem mais, elas podem tirar investimentos da gaveta, aumentar a contratação de funcionários e toda sociedade se beneficia.

Eduardo Sodré, colunista da Folha de S.Paulo, publicou nesta terça-feira (07) que parte do otimismo das montadoras se explica pela medida que vai liberar entre R$ 30 bilhões e R$ 40 bilhões por meio de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O governo vai permitir os saques em contas do fundo que foram classificadas como inativas até dezembro de 2015. A previsão é de que ainda em fevereiro seja divulgado um calendário com a autorização para o saque. Esse cronograma será de acordo com a data de aniversário do beneficiário.

Números de janeiro

Apenas em janeiro, a produção total de veículos alcançou 174.064 unidades. Desse total, 168,5 mil eram veículos leves, 4,48 mil caminhões e pouco mais de 1 mil ônibus. De todos os automóveis produzidos no mês, 30,3 mil têm como destino o setor externo.

Campo obrigatório