Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grupo avaliará cálculos da indenização de Três Irmãos

Os governos federal e de São Paulo montarão um grupo de trabalho para avaliar os cálculos da indenização da usina hidrelétrica de Três Irmãos, administrada atualmente pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Grupo avaliará cálculos da indenização de Três Irmãos
Notícias ao Minuto Brasil

17:55 - 12/11/13 por Agencia Estado

Economia Hidrelétrica

O secretário de Energia do Estado, José Aníbal, disse nesta segunda-feira, após reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que o primeiro encontro do grupo ocorrerá na quinta-feira, 14. Participarão técnicos da Cesp, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Ministério de Minas e Energia (MME).

A administração federal ofereceu R$ 1,7 bilhão como indenização pelos ativos não amortizados da usina de Três Irmãos, cujo contrato não foi renovado pela Cesp em 2012. A companhia, no entanto, calcula que o valor a receber é de R$ 3,529 bilhões. "O governo defende os números dele, mas nós questionamos. A nossa expectativa é que consigamos chegar ao valor ideal até a próxima semana. Saio confiante de que os nossos números são firmes e fundamentados, enquanto as contas da EPE me parecem aleatórias", disse.

Aníbal acrescentou que a Justiça sempre é a última instância para resolver eventuais discordâncias. De acordo com ele, os cálculos do Poder Executivo federal não consideram boa parte dos custos para a construção da usina, além de outros gastos que estavam previstos em contrato, como a remoção de famílias da área afetada e da construção de um canal e eclusas na região do empreendimento. Como a Cesp não renovou a concessão de Três Irmãos e a hidrelétrica deve ir a leilão no início de 2014, o Executivo federal precisa indenizar a companhia, cujo maior acionista é o governo do Estado.

Campo obrigatório