Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Procon dá dicas para compra de produtos típicos da Páscoa

Procon-RJ dá dicas para os consumidores nesta Páscoa

Procon dá dicas para compra de produtos típicos da Páscoa
Notícias ao Minuto Brasil

07:05 - 13/04/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Orientação

A Semana Santa e a Páscoa geralmente levam os consumidores a comprar alimentos típicos, como os pescados e chocolates. O Procon do Rio de Janeiro orienta sobre os cuidados que se deve ter na hora das compras.

Para a compra de ovos de Páscoa, o consumidor deve ficar atento ao peso, às datas de fabricação e validade e ao estado da embalagem, observando se ela não apresenta algum tipo de violação. Já os ovos que têm brinquedos como brindes devem ter o selo do Inmetro e a indicação da faixa etária para a qual aquele brinquedo é indicado.

Quanto ao bacalhau, o consumidor deve estar atento às informações de validade e origem, especialmente no que diz respeito à questão do tipo de peixe. Alguns são bacalhau e podem usar essa denominação. Já outros devem ser denominados de peixe tipo bacalhau. Também é importante observar se o produto está embalado ou em ambiente coberto ou, protegido de insetos e da manipulação direta por parte do consumidor.

O bacalhau ou peixe tipo bacalhau também deve estar em ambiente refrigerado, se for essa a recomendação do fornecedor. O produto deve apresentar uma coloração uniforme, sem manchas.

Caso o consumidor tenha dúvidas ou suspeite de irregularidades, pode entrar em contato com o Procon-RJ através dos canais de atendimento: Disque Procon (151), Procon Online (www.procononline.rj.gov.br), Aplicativo Meu Procon-RJ, além dos postos de atendimento nos endereços abaixo. As informações são do Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Campo obrigatório