Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empresas devem dar alternativa a quem recebe contas pelos Correios

Procon-SP também informa que consumidores que contrataram serviços dos Correios que não forem prestados terão direito a ressarcimento do valor pago

Empresas devem dar alternativa a quem recebe contas pelos Correios
Notícias ao Minuto Brasil

18:59 - 27/04/17 por Folhapress

Economia Greve

Consumidores que deixarem de receber alguma conta devido a greve de funcionários dos Correios, decretada na noite da última quarta-feira (26), seguem obrigados a fazer seus pagamentos em dia.

Entre os motivos que motivaram a paralisação, segundo trabalhadores, estão ameaças de privatizações da companhia, demissões e fechamentos de agências. Não há prazo para encerramento da greve.

Segundo o Procon-SP, empresas que enviam cobranças por correio são obrigadas a oferecer alternativas viáveis para consumidores fazerem o pagamento. Elas podem ser a partir da internet, de loja física ou por depósito bancário.

O Procon-SP informa que consumidores que contrataram serviços dos Correios que não forem prestados terão direito à ressarcimento do valor pago. Caso haja algum prejuízo moral ou material decorrente da falha no serviço, cabe também pedido de indenização por vias judiciais.

Em casos de compras pela internet, a empresa que vende os produtos é responsável por encontrar alternativas para que a entrega seja feita.Em nota, a assessoria de imprensa dos Correios afirma que o serviço segue sendo prestado normalmente em todo o país, apesar da paralisação parcial dos trabalhadores.

Segundo a companhia, a greve afeta principalmente áreas operacionais da empresa. As agências estão abertas e apenas serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje) estão suspensos.

Levantamento parcial realizado na manhã desta quinta-feira pelos correios mostra que 86,31% do efetivo total da empresa está presente e trabalhando, diz a companhia.

Veja abaixo como lidar com possíveis dificuldades causadas pela greve:

TELEFONIA - TIM: Clientes podem obter 2ª via de fatura a partir do aplicativo Meu TIM, pelo site www.meutim.tim.com.br, ou ligando para 144# ou 144. CLARO: A 2ª via está disponível a partir do portal Minha Claro (www.(claro.com.br/minhaclaro), na opção Fatura Digital ou no aplicativo Claro Digital. Também é possível obter código de barras para pagamento ligando para o número *1052#. VIVO: É possível fazer a solicitação da 2ª a partir do aplicativo Meu Vivo. OI: Segunda via disponível em http://www.oi.com.br/minha-oi/segunda-via.

TV POR ASSINATURA - NET: Segunda via disponível no portal Minha Net, em net.com.br/minhanet, na opção 2ª Via de Fatura, no aplicativo da empresa ou pelo telefone 10621. SKY: O cliente que não receber a fatura pode acessar a 2ª via em http://www.sky.com.br/minha-sky/login e efetuar o pagamento.

ÁGUASABESP: A empresa informa que as contas de água são impressas por funcionários da companhia que fazem a leitura dos hidrômetros, portanto, a entrega das contas não é afetada pela greve dos Correios.Os clientes também podem acessar a 2ª via através do aplicativo da Sabesp. Para utilizá-lo é preciso se cadastrar informando e-mail, CPF e senha.

ELETRICIDADEAES ELETROPAULO: É possível obter 2ª via na agência Virtual da empresa, em https://www.aeseletropaulo.com.br/para-sua-casa/conteudo/para-sua-casa. É preciso ter em mãos o acesso o CPF do titular da conta e seu número de instalação. Com informações da Folhapress.

Leia também: A um dia do fim do prazo, 4,9 milhões ainda não declararam IR

Campo obrigatório