Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NF Paulista: saiba quais produtos acumulam mais créditos

Novas medidas e regras de incentivo do programa estabelecem percentuais de 5% a 30%, dependendo do estabelecimento comercial

NF Paulista: saiba quais produtos acumulam mais créditos
Notícias ao Minuto Brasil

21:33 - 29/04/17 por Notícias Ao Minuto

Economia São Paulo

Os créditos da nota fiscal paulista já fazem parte do cotidiano dos contribuintes que moram no Estado de São Paulo, mas você sabe qual o produto dá o maior retorno em devolução de crédito?

De acordo com o portal do governo do Estado de S. Paulo, as novas medidas e regras de incentivo do programa estabelecem percentuais de 5% a 30% dependendo do estabelecimento comercial. O objetivo é estimular o consumo de determinados produtos, como os da área cultural e do setor de carnes e pescados, em detrimento de outros considerados nocivos à saúde, como o tabaco.

Dessa forma, alguns estabelecimentos comerciais passam a recolher percentual acima dos atuais 20%, enquanto outros não devolvem nenhum crédito do ICMS.

Foram priorizados setores como o da área cultural. Dessa forma, a compra de livros, jornais e revistas passa a contar com percentuais de até 30% do ICMS. O mesmo acontece com o setor de consumo de peixes e carnes, adquiridos em peixarias e açougues. Já para as compras em hipermercados, loja de variedades, departamento e magazines, o percentual foi reduzido para 5% do imposto efetivamente recolhido.

O percentual é zerado para os produtos comercializados em estabelecimentos como tabacarias, lojas de fogos de artifício e de armas e munições, com o intuito de desestimular o consumo de mercadorias que podem ser nocivas à saúde.

Saiba qual nota não esquecer de jeito nenhum de pedir; veja aqui.

Campo obrigatório