Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mercado reduz estimativa de inflação e prevê crescimento maior do PIB

Com a melhora nos indicadores econômicos, especialistas financeiros voltam a traçar cenário positivo para a economia ainda neste ano

Mercado reduz estimativa de inflação
e prevê crescimento maior do PIB
Notícias ao Minuto Brasil

11:32 - 05/06/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Focus

Os analistas do mercado financeiro voltaram a reduzir a projeção para a inflação neste ano. Agora, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 3,90%, ante estimativa anterior de 3,95%%. Para 2018, a previsão é de que a inflação encerre o ano em 4,30%.

Ao mesmo tempo, os especialistas esperam que a economia brasileira encerre de vez o cenário recessivo e projetam um avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,50%, ante estimativa de 0,49% há uma semana. 

As informações fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O Banco Central é o responsável por coletar os dados e divulgá-los.

Com o impacto das reformas econômicas, o PIB cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, após oito trimestres de queda. Já a inflação vem caindo de forma consistente nos últimos meses e hoje acumula alta de 4,08% nos últimos 12 meses encerrados em abril.

Em meio a esse cenário positivo, os analistas esperam que a taxa básica de juros, a Selic, encerre o ano em 8,50%. Na última reunião da diretoria do Banco Central, a taxa foi reduzida de 11,25% ao ano para 10,25% ao ano. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório