Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

OCDE deve abrir escritório no Brasil, afirma Meirelles

O Brasil colabora com a OCDE desde 1994 e tornou-se "parceiro-chave" do órgão em 2007

OCDE deve abrir escritório no Brasil, afirma Meirelles
Notícias ao Minuto Brasil

09:45 - 08/06/17 por Folhapress

Economia Organização

A OCDE (Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico) pretende abrir, em breve, um escritório no Brasil, afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta quinta (8), em Paris.

Leia também: Estrangeiro aumenta participação em investimentos feitos no Brasil

"Estamos trabalhando nesse sentido e eles [OCDE] de fato têm esse interesse. Nós concordamos e vamos formalizar isso rapidamente", explicou Meirelles, na saída de uma reunião com o secretário-geral do órgão, Angel Gurría.

O escritório teria sua sede em Brasília, mas o ministério da Fazenda diz que ainda não há uma data para isso acontecer.

Na semana passada, o governo brasileiro fez um pedido formal de adesão à OCDE, que ainda deve ser aceito pelo conselho do órgão, formado por representantes de seus 35 países membros, entre eles algumas das maiores economias do mundo, como Estados Unidos, Alemanha e Japão.

Conforme Gurría disse à Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (7), o longo trabalho de colaboração entre o órgão e o Brasil deve facilitar e até acelerar o processo entrada do país no chamado "clube dos ricos".

O Brasil colabora com a OCDE desde 1994 e tornou-se "parceiro-chave" do órgão em 2007. A análise do pedido de adesão pelo conselho do órgão deve ser feita no próximo dia 12 de julho.

Se aprovado, o processo de negociação para a adesão deve levar cerca de três anos, nos quais diversos grupos de trabalho serão criados para ver se o país respeita os diversos tratados do grupo e segue suas recomendações em áreas diversas como economia, saúde, educação e meio-ambiente.

Meirelles está na capital francesa para uma série de encontros bilaterais e ontem participou da reunião ministerial da OCDE. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório