Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Banco Central: mudança na política econômica gerou resultados positivos

Ilan Goldfajn avalia que reformas e outros ajustes levaram à mudança do cenário econômico, com queda da inflação e PIB em alta

Banco Central: mudança na política econômica
gerou resultados positivos
Notícias ao Minuto Brasil

16:52 - 19/06/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Avaliação

Para o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, as mudanças na política econômica geraram resultados positivos, como a queda da inflação. “O caminho da desinflação e da redução de juros está dado”, afirma Goldfajn, em texto publicado no site da instituição.

No documento, Ilan lembra que quando assumiu o comando da instituição, em junho de 2016, a inflação chegava a 9% no acumulado de 12 meses, e a economia estava oficialmente em recessão. Um ano depois, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 3,6% e as expectativas para a frente estão em torno de 4,3%. As informações são do Portal Brasil.

De acordo com o presidente, a avaliação do Banco Central é de que a economia se estabilizou e há perspectivas de recuperação gradual. O primeiro semestre de 2017, por exemplo, apresentou um crescimento razoável, de 1%. “Uma parte importante desse crescimento tem a ver com o setor agrícola. E, se a outra parte não teve o mesmo desempenho, apresentou ao menos uma estabilização”, argumenta.

Reformas econômicas

Ilan pondera que muito dessa melhora vem da mudança da direção da política econômica brasileira. Segundo ele, as reformas e os ajustes foram fundamentais. “É o que dizíamos há um ano: se tivermos ajustes, se as questões fiscais e de produtividade passarem, se as reformas trabalhista e da previdência saírem, as incertezas sobre a economia diminuem e o juro neutro estrutural tende a cair”, explica o presidente.

Leia também: Abono salarial de 2015 deve ser sacado até dia 30

Campo obrigatório