Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FGTS poderá ser usado para pagar seguro-desemprego

A medida que o governo estuda visa reduzir a despesa com o pagamento do seguro-desemprego

FGTS poderá ser usado para pagar
seguro-desemprego
Notícias ao Minuto Brasil

05:50 - 23/06/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Medida

Uma parte do FGTS dos trabalhadores demitidos sem justa causa poderá ser retida para substituir os primeiros meses do seguro-desemprego. A medida está sendo discutida pelo governo. O Ministério do Planejamento prevê o parcelamento do saque da conta vinculada ao Fundo e da multa de 40% em três meses.

Segundo explica O Globo, os valores mensais seriam equivalentes ao último salário auferido pelo funcionário na empresa. Com a proposta, o trabalhador terá meses para procurar outra colocação e, se não encontrar, poderá dar entrada no pedido de seguro-desemprego.

Caso o trabalhador consiga um novo emprego no segundo mês após a demissão, poderá antecipar o saque, recebendo a diferença em uma única parcela.

PIS/Pasep está disponível para saque até a próxima semana

A publicação esclarece que hoje em dia os trabalhadores demitidos sem justa causa têm direito ao saque imediato e integral da conta do FGTS e da multa dos 40% (paga pelos empregadores e que incide sobre o saldo total).

A medida que o governo estuda visa reduzir a despesa com o pagamento do seguro-desemprego.

A proposta já foi discutida com técnicos do Ministério do Trabalho e apresentada pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, a representantes do setor da construção civil há pouco mais de uma semana.

A especulação é de que a nova regra possa entrar em vigor em breve, via medida provisória.

Leia também: EUA suspendem importação de carne fresca brasileira

Campo obrigatório