Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dicas sobre investimentos ajudam você a ter estabilidade financeira

Especialistas ajudam com dicas sobre investimentos; confira

Dicas sobre investimentos ajudam você a ter estabilidade financeira
Notícias ao Minuto Brasil

12:35 - 28/07/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Finanças

O que você está fazendo para ficar rico? Você sabe por onde começar? Talvez sejam essas as respostas que muitas pessoas busquem em suas vidas. Mas, alguns especialistas em finanças pessoais têm ajudado a desmitificar o que pode parecer difícil para muitas delas com dicas sobre investimentos via redes sociais.

Pelo o que se percebe, algumas delas podem ser consideradas o ponto-chave para quem tem esse desejo: organização, disciplina e comprometimento com o seu planejamento pessoal e os seus investimentos e, sobretudo, conhecimento sobre o que o mercado está oferecendo.

A youtuber Nathalia Arcuri, por exemplo, propõe poupar dinheiro no dia a dia para aplicá-lo, de forma planejada e disciplinada, em investimentos de Renda Fixa. Ela sugere a abertura de uma conta em uma corretora e o devido planejamento dos investimentos mensais, seguindo um plano de curto, médio e longo prazo. Suas preferências são o Tesouro Direto, CDB e as Letras de Crédito (imobiliário e do Agronegócio) em detrimento de poupança e títulos de capitalização. Todavia, ela aconselha estar atento aos custos transacionais e não se iludir com o oferecimento de produtos estruturados.

Para outro especialista do YouTube, Thiago Nigro, é possível aumentar o patrimônio por meio de mudanças de hábitos e aplicação em produtos que estejam alinhados aos interesses de cada pessoa. Para ele, o tempo, a disciplina e o conhecimento são os fatores mais importantes para quem deseja enriquecer. Ele sugere estruturar os gastos em curto e em longo prazo – começando por investimentos em Fundos DI e Renda Fixa – e alerta quanto às desvantagens de investir por bancos (a opção, no caso, deve ser por corretoras).

Já André Bona, também no seu canal no YouTube, ensina tanto sobre produtos financeiros como também a estruturar os seus investimentos de acordo com os planos de vida de cada pessoa. Para ele, é preciso ter o mínimo conhecimento para entender em qual produto investir e aconselha a concentrar-se em ativos de Renda Fixa e Tesouro Direto. Eles devem ser simples para despender o mínimo do tempo após a compra.

Rafael Seabra dá dicas sobre administração financeira pessoal e acredita que o maior risco vem da falta de conhecimento em finanças, na administração e nos investimentos. Para curto prazo, ele indica o Tesouro Selic e, para longo, o Tesouro IPCA e o Pré-fixado. Ele oriente a abertura de uma conta em uma corretora independente e alerta sobre alíquotas e pacotes de investimentos ofertados por bancos.

Por fim, Gustavo Cerbasi oferece dicas sobre inteligência financeira e planejamento da independência financeira. Para ele, o planejamento é o primeiro passo para alcançar bons investimentos, direcionando a um aprendizado contínuo em investimentos a fim de conseguir identificar oportunidade e adaptar as suas estratégias. Ele recomenda dedicação do tempo livre para organizar-se financeira e pessoalmente e, assim, garantir estabilidade no futuro.

Como se sabe, ninguém enriquece do dia para a noite, a não ser que ganhe na loteria ou herde alguma coisa. Na maioria das vezes, é preciso tempo e compromisso. A construção de um plano com comprometimento e aprendizagem contínua – para se adaptar a novas oportunidades – exige uma forte mudança de hábitos, determinação e paciência (e, em grande parte dos casos, pouca gente consegue).

Mas, uma coisa é certa: o quanto antes começar a se informar e seguir alguma dessas dicas, mais cedo será possível alcançar a estabilidade financeira e a tranquilidade que, assim como outras pessoas, tanto procura.

Campo obrigatório