Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

México quer abrir Nafta para soja e milho do Brasil

Proposta será levada para negociações com EUA e Canadá

México quer abrir Nafta para soja 
e milho do Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

18:52 - 09/08/17 por ANSA

Economia Livre comércio

O governo do México estuda a possibilidade de pedir a abertura do mercado de grãos no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) para poder importar mais soja e milho de Brasil e Argentina.

A medida poderia ser prejudicial aos influentes agricultores do meio-oeste dos Estados Unidos e colocar pressão sobre a administração do presidente Donald Trump, sobretudo por parte daqueles que o levaram à Casa Branca.

Essa hipótese será apresentada pelo México na semana que vem, quando começarão as tratativas com EUA e Canadá para renegociar os termos do Nafta, que podem sofrer mudanças para evitar uma eventual retirada de Washington, como já aconteceu no Acordo de Associação Transpacífico (TPP).

"Disse aos senhores empresários e sobretudo aos agricultores que, se quiserem uma boa negociação no norte, precisam nos dar o mandato para podermos ter fontes alternativas ao sul", declarou o ministro de Economia do México, Ildefonso Guajardo, durante uma reunião com senadores.

Atualmente, os EUA e o Canadá são os principais fornecedores de grãos e oleaginosas para o país latino, que tenta endurecer seu discurso para obter vantagens competitivas na região, tendo em vista a intenção de Trump de eliminar o déficit comercial com seus parceiros no Nafta.

"Preciso ter uma plataforma de ação imediata com o Brasil, com a Argentina. De outra forma, minha posição na mesa do norte não tem credibilidade", acrescentou Guajardo. Caso a abertura do mercado de grãos se confirme, pode representar um importante impulso a dois dos principais itens da balança comercial brasileira.

Em 2017, o México é apenas o 46º maior importador de milho do Brasil (US$ 23,2 milhões entre janeiro e julho), atrás de países como Nepal e Omã, e o 17º de soja (US$ 82,4 milhões). (ANSA)

Campo obrigatório