Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como consumir menos energia e ajudar o planeta a sair da crise

Um cálculo realizado pela Global Footprint Network (GFN) revelou que o consumo humano ultrapassou a capacidade de regeneração do planeta no último dia 2

Como consumir menos energia e ajudar o planeta a sair da crise
Notícias ao Minuto Brasil

15:09 - 10/08/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Dicas

Economizar na conta de energia do fim do mês já vem sendo uma prática antiga dos consumidores. Apesar da tentativa de racionamento, um cálculo realizado pela Global Footprint Network (GFN) revelou que o consumo humano ultrapassou a capacidade de regeneração do planeta no último dia 2.

Para desembolsar um pouco menos e reduzir o impacto no meio ambiente, o Instituto Akatu reuniu alguns costumes básicos que podem ser adotados pela população e que pode diminuir consideravelmente o consumo em vários cômodos da casa.

+ Brasil pode tripilicar receita anual do turismo, diz Embratur

Segundo informações do O Globo, a redução de um minuto no tempo do banho de todos os brasileiro, por exemplo, levaria a uma economia equivalente a mais de dez dias de operação da usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil.

Na cozinha, por exemplo, abrir a porta da geladeira à toa gastaria menos energia. Não guardar alimentos quentes na geladeira também podem ser uma boa ideia. Outra recomendação seria reduzir o consumo de carnes vermelhas, nem que seja por um dia na semana. A justificativa é que todo o processo de produção de carne emite muitos gases de efeito estufa (GEE).

Já no quarto, não deixa a luz do quarto ligada sem estar no local e preferir luz natural é um dos conselhos do instituto. Outra dica é substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Na área de serviço, todo cuidado é pouco. O ideal é acumular o máximo de roupas possível de uma só vez.

Campo obrigatório