Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Proposta de privatização da Eletrobras será debatida por três comissões

A audiência será interativa e os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia

Proposta de privatização da Eletrobras será debatida por três comissões
Notícias ao Minuto Brasil

09:36 - 31/08/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Câmara

Três comissões da Câmara reúnem-se hoje para discutir com entidades da sociedade civil, acadêmicos e governo um novo modelo para o setor energético.

O debate, organizado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Legislação Participativa; e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi pedido pelos deputados do PT Givaldo Vieira (ES), Erika Kokay (DF), João Daniel (SE), Nilto Tatto (SP), Patrus Ananias (MG) e Valmir Assunção (BA).

Os parlamentares citam com preocupação o anúncio, pelo governo, da venda de ativos da Eletrobras. Tal medida, segundo eles, poderá trazer grandes prejuízos para a população e para o País. “No Brasil, país de dimensões continentais, os desafios são imensos, e cada vez mais o setor [energético] tem um papel estratégico para o crescimento e a sustentabilidade econômica”, afirmam.

Para os deputados, a tendência, com a privatização da Eletrobras, “é de que o preço da energia para os pequenos consumidores dispare, além da possível redução ou extinção das tarifas sociais e de programas de universalização do fornecimento de energia, o que compromete o fornecimento”.

Foram convidados para o debate: - o vice-presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Nailor Gato; - o representante do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina) Roberto Araújo; - o representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Gustavo Teixeira; - o representante do Instituto Socioambiental (ISA) Ciro Campos de Sousa; e - o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio do Grande do Sul Ronaldo Custódio.

O encontro ocorrerá no plenário 8, a partir das 9 horas. A audiência será interativa e os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia. Com informações da Agência Câmara Notícias.

Campo obrigatório