Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Negociações do Brexit não avançam em 3ª rodada de discussões

Pontos principais ainda não tem consenso entre os líderes

Negociações do Brexit não avançam em 3ª rodada de discussões
Notícias ao Minuto Brasil

18:53 - 31/08/17 por ANSA

Economia Impasse

A terceira semana de negociações sobre o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado "Brexit", terminou nesta quinta-feira (31) sem apresentar progressos ou soluções.

Segundo o chefe das negociações europeu, Michel Barnier (foto), "houve esclarecimentos úteis sobre muitos pontos, mas nenhum progresso decisivo sobre os sujeitos principais". Para Barnier, o único ponto a ser comemorado são as questões relacionadas à Irlanda, que foram consideradas "frutíferas".

Por sua vez, o secretário britânico para o Brexit, David Davis, destacou que as conversas "estão longe de dizer que foram feitos progressos suficientes".

+ Bill Gates doa US$ 4,6 bi e perde título de mais rico do mundo

O maior ponto de divergência, como ocorreu nas outras duas rodadas de debates, foi a questão da "conta" do divórcio. "Precisamos encontrar uma solução sobre as contas daUE, além da flexibilidade e da imigração", afirmou Barnier.

Davis informou que o governo britânico apresentou a "nossa análise legal sobre as contas a serem pagas", mas "é justo dizer que temos posições muito diferentes".

Apesar de ambos informarem que não houve progressos suficientes para andar com a negociação, os dois concordaram que "a qualidade" do acordo a ser firmado deve ser mais importante do que o tempo que demore para ele ser fechado.

Há três meses, UE e Reino Unido concordaram em passar uma semana a cada mês para debater os termos do Brexit. Por legislação, as conversas devem ser finalizadas até março de 2019, quando completam-se dois anos da notificação formal da saída. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório