Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tesouro Nacional avalia que calote ficou incontrolável, diz coluna

Os principais devedores são os ‘CNPJs'

Tesouro Nacional avalia que calote ficou incontrolável, diz coluna
Notícias ao Minuto Brasil

06:18 - 01/09/17 por Notícias Ao Minuto

Economia devededores

A dívida do povo e empresários brasileiros se tornou incontrolável para o Tesouro Nacional, segundo a coluna Esplanada, do jornal O Dia. Os principais devedores são os ‘CNPJs' e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, destaca que os parcelamentos geraram essa onda de calote. “A concessão reiterada de parcelamentos sob condições especiais criou uma certa acomodação nos contribuintes que não se preocupam mais em liquidar suas dívidas”.

Rachid enviou um ofício à CPI da Previdência informando que empresas com faturamento anual superior a R$ 150 milhões estão sujeitas a acompanhamento diferenciado pela Receita Federal. “Em 2016, este universo de contribuintes foi de 9.427, dos quais 2.023 participaram de três ou mais modalidades de parcelamentos especiais”, escreveu Rachid.

+ Governo envia Orçamento com deficit de R$ 129 bi e quase "zera" o PAC

No documento, Rachid também nega que o órgão “não vem priorizando a fiscalização das contribuições previdenciárias”, como atacam alguns setores.

Além disso, a coluna destaca que o secretário considera que “houve redução do número de Auditores-Fiscais”: em 2008 havia 12.651; em 2017, são 9.695; ou seja, uma redução de 23,4%”.

Campo obrigatório