Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Copom indica que cortará menos os juros básicos na próxima reunião

BC ressaltou que esse cenário irá depender da evolução da atividade econômica e das projeções de inflação

Copom indica que cortará menos os juros básicos na próxima reunião
Notícias ao Minuto Brasil

18:52 - 06/09/17 por Folhapress

Economia Governo

Após novo corte de 1 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) indicou, no seu comunicado da decisão, que reduzirá o ritmo de cortes na próxima reunião.

O comitê afirmou ainda que esse será o início do processo de "encerramento gradual", como definiu no comunicado, do atual ciclo de política monetária -o BC começou a cortar os juros básicos em outubro do ano passado.

"Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o comitê vê, neste momento, como adequada uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária", diz o comunicado. "Além disso, nessas mesmas condições, o Comitê antevê encerramento gradual do ciclo".

O BC ressaltou que esse cenário irá depender da evolução da atividade econômica e das projeções de inflação.

"O Copom ressalta que o processo de flexibilização continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação."

+ Depósitos em poupança superam saques em R$ 2,144 bi em agosto

"ESTIMULATIVA"

O comunicado afirma que ainda que a atual conjuntura econômica, com fraca atividade, pede o que classificou de "política monetária estimulativa", ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural, que depende de fatores como produtividade, perspectivas para a política fiscal e qualidade do ambiente de negócios.

"O comitê enfatiza que o processo de reformas, como as recentes aprovações de medidas na área creditícia, e de ajustes necessários na economia brasileira contribui para a queda da sua taxa de juros estrutural. As estimativas dessa taxa serão continuamente reavaliadas pelo comitê", diz o texto. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório