Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nova cadastro positivo de consumidores será votado nesta semana

Ideia do serviço é listar bons pagadores, fornecendo ainda mais dados a credores; organizações de defesa do consumidor protestam

Nova cadastro positivo de consumidores será votado nesta semana
Notícias ao Minuto Brasil

06:05 - 09/10/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Senado

Uma lista similar ao SPC (Sistema de Proteção ao Crédito), ou Serasa Experian, mas apenas com aval do governo e apenas com nomes de bons pagadores. Esta é a função do cadastro positivo de crédito, projeto de lei do senador Armando Monteiro (PTB-PE), aprovado em 2011, para reduzir os juros ao consumidor. Ou seja, segundo o texto, melhor condições de financiamento para consumidores. A proposta deve ser votada ainda esta semana no Senado.

Tanto o Ministério da Fazenda quanto o Banco Central estão fornecendo apoio técnico à proposta - que quer incluir, além de informações de bancos, dados de prestadores de serviços, fornecedores de luz, gás, água e telefone.

+ Mulheres ocupam só 15% dos cargos mundiais de liderança; 7,7% no Brasil

Monteiro defende que , assim, o cadastro será mais completo em benefício dos birôs de crédito. O problema é que o cadastramento será automático.

O consumidor que não quiser ser listado, precisa solicitar, mas entidades de defesa do consumidor alertam que o serviço aumentará o risco de vazamento de dados sigilosos. O senador defendeu que, com maior controle dos birôs sobre dados brutos dos clientes, haverá mais regulamentação. O projeto de lei deve ser votado ainda esta semana no Senado.

Campo obrigatório