Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quer guardar dinheiro? Confira estas dicas

Você tem dificuldade de guardar e investir seu dinheiro? Conheça os hábitos que podem estar por trás disso e veja dicas para conseguir ganhar mais

Quer guardar dinheiro? Confira estas dicas
Notícias ao Minuto Brasil

06:22 - 09/10/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Finanças

Não que investir seu dinheiro seja difícil, mas não basta apenas se organizar financeiramente e guardar um pouco todo mês para ver sua grana render. “Organizar as finanças e poupar é o primeiro passo. Mas também é preciso acompanhar seus investimentos”, diz a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti. Na prática, isso significa ficar de olho nas mudanças para entender os investimentos, suas taxas e rentabilidade, para ter certeza de que está investindo no lugar certo. Além disso, deve-se ter claro o objetivo dessa economia.

Pensando em facilitar esse entendimento, o SPC Brasil listou seis regras de ouro ao investir seu dinheiro. Entenda cada uma delas.

Reorganize seu orçamento

A primeira atitude é saber o quanto você pode guardar todo mês. Para isso, levante seus gastos e despesas e veja o quanto sobra. Nosso Simulador Diagnóstico Financeiro ajuda nesta tarefa. É preciso se organizar financeiramente para conseguir juntar uma reserva, o que inclui rever certos hábitos e repensar prioridades. Feito isso, reserve o que pode ser direcionado para o investimento e programe a retirada automática do valor da sua conta, preferencialmente assim que receber o dinheiro.

+ Cotas do PIS: confira o passo a passo para consultar saldo

Entenda seu objetivo

Os investimentos devem ter três objetivos: imprevistos, sonhos e aposentadoria. É importante fazer essa distinção porque o objetivo do seu investimento influencia no tipo de investimento que fará. Por exemplo, um dinheiro guardado para imprevistos deve poder ser acessado facilmente. Um montante destinado à aposentadoria, por outro lado, é algo de longo prazo, que será retirado em mais de dez anos. Procure opções adequadas a cada um deles.

Nivele sua disposição ao risco

Ao escolher sua aplicação, é importante entender o quanto está disposto a correr riscos. Pensando nisso, criou-se na economia uma divisão em três perfis: conservador, moderado, arrojado. Não existe um perfil melhor do que outro, eles existem apenas para que o poupador entenda se o risco da aplicação é adequado a sua situação financeira e personalidade. Um perfil arrojado, como o próprio nome já diz, prefere arriscar em um investimento de maior rentabilidade, porém volátil, ou seja, cujo valor pode variar bastante, para mais ou para menos. O conservador, por sua vez, mantém seu investimento em algo que embora não renda tanto, possui retorno mais seguro e garantido. Há ainda o perfil moderado que, embora priorize a segurança de seus investimentos, mantém também espaço para arriscar um pouco mais.

Diversifique e acompanhe sua carteira

“Costumamos aconselhar as pessoas a nunca colocar todos os seus ovos em uma única cesta. Isso significa colocar seu dinheiro em mais de um tipo de investimento para aproveitar as vantagens de cada um deles. Essa composição de diferentes tipos de investimentos é o que os economistas chamam de carteira”, explica Marcela. Assim, periodicamente, acompanhe, reavalie e, se necessário, realoque a sua reserva em diferentes investimentos. Fique de olho em como andam as taxas de juros de seus investimentos e sua rentabilidade, fazendo mudanças se necessário. Além disso, caso resolva mudar o tipo de investimento, não se esqueça de levar em conta eventuais taxas e pagamento de impostos.

Esteja atento

Busque informação e novidades em relação aos investimentos disponíveis. Para isso é fundamental acompanhar o cenário político e econômico do país. “Alguns investimentos se tornam mais ou menos vantajosos de acordo com a conjuntura e mudanças nas variáveis econômicas”, diz a economista. Para saber analisar tais mudanças, no entanto, é preciso primeiro entender sobre seu investimento. Disponha-se a aprender sobre o investimento para o qual está transferindo o seu dinheiro. Sites específicos de finanças pessoais, como o Meu Bolso Feliz, o InfoMoney e o Dinheirama são um bom começo. “Além disso, busque informações sobre o investimento no próprio site do banco e da corretora”, aconselha Marcela. E, se tiver dúvidas adicionais, não tenha cerimônia em perguntar ao seu gerente ou ao funcionário da corretora.

Respeite o tempo

Use o tempo e os juros compostos a seu favor! Em um mês rende pouco, mas no longo prazo, rende bastante. Por isso é tão importante ter determinação, paciência e disciplina, para poupar e fazer os depósitos mensalmente. Com o tempo, a quantia vai crescer e se tornará significativa. Mais um motivo também para criar o hábito de poupar desde cedo.

Campo obrigatório