Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exportações no Brasil atingem número recorde em outubro, diz FGV

Indicador da institucional aponta agropecuária e venda de automóveis como principais responsáveis pelo desempenho

Exportações no Brasil atingem número recorde em outubro, diz FGV
Notícias ao Minuto Brasil

18:29 - 17/11/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Comércio

O indicador mensal de comércio exterior da Fundação Getulio Vargas (ICOMEX-FGV) atingiu mais um recorde. Em outubro, foi registrado um aumento de 31,7% nas exportações, o maior volume de vendas atingido no ano. As importações, por sua vez, cresceram 26% no mesmo período.

De acordo com a entidade, o resultado foi bastante influenciado pelas exportações do setor de agropecuária, cujo crescimento foi de 151,2% no período, um recorde para esse segmento. Em seguida, o desempenho foi reforçado pelas exportações da indústria da transformação, com alta de 25,7% e a extrativa, com avanço de 21,4% nas vendas ao exterior.

O resultado vem em linha com os sucessivos recordes registrados no comércio exterior. Neste ano, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), os números da balança comercial devem atingir a marca de US$ 70 bilhões, um recorde histórico para o indicador.

+ Quanto os estados vão movimentar durante a Black Friday?

Veículos

No caso da indústria da transformação, a FGV destacou o bom desempenho da exportação de automóveis, em especial para novos mercados, como a Arábia Saudita. Neste ano, as vendas do setor automotivo vêm impactando de forma positiva o saldo comercial brasileiro. Em parte, isso é explicado pela recuperação do setor, que deverá atingir recorde de exportações neste ano, segundo a Anfavea, entidade representante das montadoras.

A balança comercial faz contabilidade de todas as trocas realizadas entre o Brasil e o restante do mundo. Quando as exportações superam as importações – quando o País vende mais do compra –, isso significa que houve um superávit comercial. É importante atingir saldos positivos, pois é um sinal de que a economia brasileira está sólida e competitiva em relação ao mundo. Com informações do Portal Brasil. 

Campo obrigatório