Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo crê em inflação de 3,2% em e melhora previsão de salários

Números foram anunciados nesta sexta-feira (17) pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Governo crê em inflação de 3,2% em e melhora previsão de salários
Notícias ao Minuto Brasil

15:24 - 18/11/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Estimativa

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão revisou de 3,5% para 3,2% o patamar previsto para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que mede a inflação oficial do Brasil.

Os dados constam do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do quarto bimestre, um documento divulgado a cada dois meses e que serve para acompanhar o comportamento das contas públicas. Nesse relatório, foram liberados R$ 7,51 bilhões do orçamento federal.

+ Lula diz que, se eleito, vai consultar população sobre reformas

Com isso, a estimativa do governo fica em linha com as previsões traçadas por especialistas, que apontam para uma inflação em 3,09% em 2017.

Um dos grandes destaques econômicos, a inflação neste ano caiu de forma surpreendente diante das reformas econômicas aplicadas pelo Governo do Brasil, assim como a previsão de supersafra recorde, o que levou ao barateamento dos alimentos. Hoje, a inflação está em 2,70%, ante um patamar de 9,32% registrada em maio do ano passado.

Massa salarial

Soma de todos os salários pagos durante o ano, a massa salarial do brasileiro também tem perspectivas de melhora, de acordo com o documento divulgado nesta sexta-feira (17). Agora, o Ministério do Planejamento espera uma alta de 5,1% na massa salarial, ante estimativa anterior que previa um crescimento de 4,7% neste item.

“A massa salarial subiu como reflexo, principalmente, da melhora do mercado de trabalho que tem sido verificada mês a mês, que tem impactado as taxas de desemprego”, afirmou o ministro do Planejamento. Para ele, a quantidade de brasileiros ocupados aumentou, o que também melhorou a previsão da massa salarial em 2017.

Apesar de alto, o desemprego vem caindo de forma gradual desde o início do ano. O mercado de trabalho formal, contudo, dá sinais de fôlego. De acordo com saldo de demissões e contratações do setor privado, o Caged, foram criados 208,8 mil empregos formais de janeiro a setembro.

Campo obrigatório