Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brexit: negociações avançam e vão continuar durante a noite

Bruxelas e Londres estão a se esforçar por concluir até ao fim da semana um acordo sobre os principais aspectos do 'divórcio'

Brexit: negociações avançam e vão continuar durante a noite
Notícias ao Minuto Brasil

19:17 - 07/12/17 por Lusa

Economia Comissão

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, "esteve ao telefone com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, e depois com [a sua homóloga britânica] Theresa May. Estamos a fazer progressos, mas ainda não chegamos ao fim. As negociações vão prosseguir toda a noite", escreveu na rede social Twitter a porta-voz, Margaritis Schinas.

"Esta noite, mais do que nunca, fiquem atentos, com os telefones ligados", acrescenta o 'tweet', numa referência a uma reunião com a chefe do executivo britânico em Bruxelas.

+ Mercado precifica que Previdência não passa, diz presidente da Bolsa

Bruxelas e Londres estão a se esforçar por concluir até ao fim da semana um acordo sobre os principais aspectos do "divórcio", a fim de passar a uma segunda fase de negociações, dedicada à sua relação futura.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, havia informado antes que faria uma declaração à imprensa sobre o estado das negociações do 'Brexit' na sexta-feira, às 07:50 em Bruxelas (04:50 de Brasília), após a qual deverá partir para uma visita à Hungria, às 08:15 (05:15 de Brasília), precisou uma fonte europeia.

"A menos de uma semana do Conselho da UE, o senhor Tusk fará um ponto da situação sobre o estado do 'Brexit', qualquer que ele seja amanhã de manhã", explicou a mesma fonte. Em Londres, Downing Street evitou pronunciar qualquer comentário por enquanto.

A União Europeia e o Reino Unido falharam na segunda-feira (4), após um almoço entre Juncker e May, em selar um acordo sobre as linhas gerais do seu divórcio, encalhando na questão relativa ao futuro da fronteira irlandesa após o 'Brexit'.

Esta questão é uma das três prioridades desta primeira fase das negociações do 'Brexit', juntamente com a regulamentação financeira da separação e os direitos dos cidadãos estrangeiros.

Os europeus exigem "avanços suficientes" nestas três frentes para aceitar abrir uma segunda fase de negociações, incluindo aquelas comerciais exigidas com insistência por Londres.

May afirmou na quarta-feira (6) que Londres e Bruxelas estavam "a pontos" de passar à segunda fase do processo de negociação. O objetivo dos europeus é selar este acordo rapidamente para poderem proceder à sua validação na reunião europeia agendada para o dia 15 de dezembro, em Bruxelas. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório