Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Eduardo Modiano, ex-presidente do BNDES, morre aos 65 anos

Formado em engenharia de sistemas pela PUC-RJ e economia pela faculdade Cândido Mendes, cursou mestrado no MIT, onde também concluiu doutorado

Eduardo Modiano, ex-presidente do BNDES, morre aos 65 anos
Notícias ao Minuto Brasil

22:36 - 07/12/17 por Folhapress

Economia Câncer

O ex-presidente do BNDES Eduardo Marco Modiano morreu nesta quarta-feira (7), ao 65, anos, em decorrência de problemas relacionados a um câncer.

O economista, que presidiu o banco de 1990 a 1992, foi um dos formuladores do Plano Collor e fez parte da equipe de Zélia Cardoso de Mello. Comandou o Plano Nacional de Desestatização, lançado em 1990.

Formado em engenharia de sistemas pela PUC-RJ e economia pela faculdade Cândido Mendes, cursou mestrado no MIT, onde também concluiu doutorado.

Em 1979, Modiano voltou ao Brasil e passou a integrar o grupo de professores do departamento de economia da PUC-Rio, um dos polos do novo pensamento econômico brasileiro e de onde saíram nomes que vieram a formular no futuro o Plano Real.

Modiano foi convidado a presidir o BNDES em 1990 e pediu demissão após o impeachment de Fernando Collor.

Nos últimos anos, dedicava-se a atividades privadas à frente do Grupo Modiano. É autor dos livros "Da Inflação ao Cruzado: A Política Econômica do primeiro Ano da Nova República" (1986) e "Inflação: Inércia e Conflito (1988)".

"Era natural que o BNDES tivesse um papel muito importante, como tem até hoje, no programa de privatização que se deslanchava nos anos 1990", disse Modiano em depoimento ao Projeto Memória do BNDES.

Modiano deixa mulher e quatro filhas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório