Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mercosul fez nova proposta para acordo comercial com UE, diz ministro

Bruxelas quer que o acordo alcance 90% do fluxo comercial entre as regiões

Mercosul fez nova proposta para acordo comercial com UE, diz ministro
Notícias ao Minuto Brasil

22:41 - 12/12/17 por Folhapress

Economia Reunião

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse nesta terça-feira (12), após reunião entre representantes do Mercosul e da União Europeia, que o bloco sul-americano, a pedido dos europeus, "colocou de novo na mesa uma nova proposta" de lista de produtos para o acordo de livre comércio entre os blocos.

Bruxelas quer que o acordo alcance 90% do fluxo comercial entre as regiões. O valor é acima do que o Mercosul havia proposto, entre 87% e 89%. Aloysio não quis especificar quais são os produtos que foram incorporados. "Vocês vão ficar felizes porque boa parte deles vocês compram no supermercado", disse a jornalistas, na saída do palácio San Martín, sede da chancelaria argentina.

+ Se não votar semana que vem, reforma será em fevereiro, diz Temer

O ministro explicou que a nova proposta havia sido pedida "há algumas semanas, em Bruxelas, e faltavam alguns elementos para completar a lista, e nós a entregamos hoje."

Novamente indagado sobre a data em que o acordo poderia ficar pronto, Aloysio indicou que a bola agora está com a União Europeia. "Estamos esperando a reação deles, que estudem a proposta que apresentamos e verifiquem se é possível concluir essa parte mais difícil da negociação."

Apesar de alguns integrantes do governo brasileiro terem mencionado o próximo dia 21 como uma possibilidade para o anúncio do acordo, e os do governo argentino estarem almejando fazê-lo ainda durante o encontro da OMC, que vai até quarta-feira (13), Aloysio afirmou que nada está garantido. "Pedimos à União Europeia que nos propusesse um programa de trabalho para que pudéssemos concluir o mais cedo possível, mas ainda há trabalho a ser feito, sobretudo do lado deles."

O chanceler, porém, disse que notou boa vontade do outro lado. "Eles nos garantiram que vão estudar com uma visão muito positiva aquilo que nós propusemos. Mas eles, evidentemente, tem um mecanismo mais complexo de consulta e vamos ter de esperar isso." Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório