Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dólar tem os dias contados como moeda mundial, diz economista

Manutenção ou não da 'hegemonia' dependerá das ações do presidente Donald Trump

Dólar tem os dias contados como moeda mundial, diz economista
Notícias ao Minuto Brasil

11:57 - 13/12/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Economia Brasileira

A longa hegemonia do dólar como a principal moeda mundial pode ser destruída em breve, disse o especialista em sistemas monetários globais Barry Eichengreen. Se assim for, ficará equiparado ao euro ou ao yuan chinês.

Recentemente, Eichengreen, que publicou com economistas do Banco Central Europeu o livro "Como funcionam as moedas globais: passado, presente e futuro", analisou as reservas dos bancos centrais de 1910 a 1970.

+ 'Estamos em um momento crucial e decisivo para o País', diz Meirelles

O especialista afirmou que a teoria de que existe apenas uma moeda que domina o comércio mundial não é certa e explicou que as três moedas principais são obrigadas a compartilhar o protagonismo. Além disso, ele considera que o yuan chinês poderia se posicionar como a moeda principal se o governo chinês adotar as reformas adequadas neste campo.

Eichengreen, que também é professor de economia na Universidade da Califórnia, declarou que o tempo que levaria para o colapso do dólar como moeda mundial dependerá das ações realizadas pelo presidente dos EUA Donald Trump e que isso acontecerá "mais cedo que tarde", informou o portal Quartz.

Moedas como o franco francês ou o marco alemão também tiveram relevância internacional, além da libra esterlina no período anterior à Primeira Guerra Mundial, mas "a ausência de alternativas permitiu que o dólar se aproximasse da monopolização do papel de moeda internacional na segunda metade do século XX", afirmaram os economistas.

Quanto ao bitcoin, Eichengreen opinou que apesar de a moeda virtual ser um meio de pagamento mais eficaz, não é uma boa reserva de valor. Com informações da Sputnik News.

Campo obrigatório