Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Emilio Odebrecht antecipa para abril sua saída da companhia

Pelo acordo de delação que assinou com a Procuradoria Geral da República, ele teria direito a continuar no conselho de administração até o final do ano

Emilio Odebrecht antecipa para abril sua saída da companhia
Notícias ao Minuto Brasil

13:44 - 15/12/17 por Folhapress

Economia Direção

O presidente do conselho de administração do grupo Odebrecht, Emilio Odebrecht, 72, anunciou da manhã desta sexta-feira (15) em Salvador (BA) que está antecipando a sua saída do cargo para abril do próximo ano. Pelo acordo de delação que assinou com a Procuradoria Geral da República, ele teria direito a continuar no conselho de administração até o final do ano. Depois, começaria a cumprir quatro anos de prisão domiciliar.

A Procuradoria e o Departamento de Justiça dos EUA aceitaram que Emílio continuasse no cargo até o fim de 2018 pela sua capacidade de ajudar a reestruturar a companhia. Essa missão, de acordo com executivos da Odebrecht, será cumprida nos próximos quatro meses.

Segundo o empresário, a sua saída tem a função de acelerar a profissionalização da empresa. O sucessor de Emílio na presidência do conselho de administração não foi anunciado no encontro entre executivos do grupo, mas deve ser Newton de Souza, que foi presidente do grupo, segundo a reportagem apurou.

+ Aneel faz leilão de linhas de transmissão de energia nesta sexta

De acordo com as novas regras de governança da Odebrecht, familiares não podem mais ocupar cargos de direção na companhia. A empresa adotou também critérios de companhias abertas, apesar de ser uma empresa de capital fechado: 20% dos conselheiros serão independentes e a idade limite para ocupar o cargo é de 65 anos.

O filho de Emilio, Marcelo Odebrecht, deixa a prisão na próxima terça (19) e é motivo de preocupado dentro do grupo por considerar que o acordo assinado contém uma série de injustiças contra ele. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório