Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moscou planeja emitir títulos públicos em moeda chinesa

Segundo os representantes do ministério, as novas obrigações poderão aparecer já em 2018

Moscou planeja emitir títulos públicos em moeda chinesa
Notícias ao Minuto Brasil

09:51 - 17/12/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Yuan

O Ministério das Finanças da Rússia planeja emitir títulos públicos denominados em yuanes. O ministério planeja aplicá-los para que os comprem investidores chineses, entretanto, é provável que surjam outros compradores.

Segundo os representantes do ministério, as novas obrigações poderão aparecer já em 2018, no entanto, esse processo requer uma preparação cuidadosa, informou a revista russa Expert. O vice-ministro das Finanças Vladimir Kolychev explicou que a emissão não terá caráter ocasional e será realizada a cada ano.

O alto funcionário sublinhou que a emissão dos títulos seria um negócio sem precedentes e, portanto, requer uma preparação considerável para que a infraestrutura funcione corretamente e não provoque questões dos investidores chineses. "Temos de pôr à prova a infraestrutura para verificar sua comodidade. Por exemplo, realizando transações de maneira que tudo seja claro para o comprador", declarou Kolychev.

+ BNDES renegocia dívida de mais 14 estados

A China é um aliado comercial importante da Rússia e sua moeda está na cesta de moedas de reserva do FMI. Portanto, a emissão de títulos em yuanes é uma decisão bastante razoável, explicou o analista financeiro Bogdan Zvarich. O especialista opina que a emissão de obrigações será um negócio benéfico tanto para a Rússia como para a China.

"A Rússia obterá uma nova fonte de financiamento, enquanto os investidores chineses disporão de um instrumento seguro para diversificar seus investimentos", comentou o economista. O analista Aleksei Antonov destaca outro benefício ligado às possíveis sanções antirrussas por parte dos EUA que podem ser adotadas a partir de fevereiro de 2018:

"Isso poderia ser um golpe relativamente forte contra os instrumentos financeiros do rublo, assim, quanto mais cedo realizarmos a emissão melhor. Além disso, as sanções dos EUA poderiam confundir os investidores chineses", acrescentou Antonov.

É de reconhecer que a emissão de títulos em yuanes não significa que os podem comprar apenas investidores chineses. O yuan faz parte das moedas de referência do FMI, portanto essas obrigações podem despertar o interesse dos investidores que querem contrabalançar os riscos de sua carteira de investimentos relacionados com as cotações do dólar e do euro.

Anteriormente, países como a China e Hungria emitiram títulos denominados em yuanes, mas o volume da emissão anual não superava os 34 mil dólares (R$ 112 mil). Segundo Antonov, esse tipo de obrigações pode ser usado pelas empresas que negociam com a China, porque permite consolidar as relações com fornecedores chineses. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório