Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Salão de Detroit revela os modelos que chegam neste ano ao Brasil

Evento está aberto ao público até o próximo domingo (28)

Salão de Detroit revela automóveis que chegam neste ano ao Brasil

Notícias ao Minuto Brasil

17:23 - 21/01/18 por Folhapress

Economia Automóveis

O Salão de Detroit não é mais espalhafatoso como no passado, mas ainda tem momentos como a aparição surpresa de Arnold Schwarzenegger na apresentação do novo Mercedes Classe G.

O foco do evento, que está aberto ao público até o próximo domingo (28), são os carros que estarão nas lojas neste ano -inclusive no Brasil, que em 2017 iniciou a retomada do setor automotivo após quatro anos de queda nas vendas.

O utilitário de luxo BMW X2 estreia no Brasil no terceiro trimestre, importado da Alemanha. Já o sedã médio mexicano Volkswagen Jetta tem chance de chegar antes, no fim do primeiro semestre.

+ Gasolina sobe 19,5% em seis meses e já beira os R$ 5

MOTORES GRANDES

Um carro produzido há 50 anos está entre os mais fotografados no Salão de Detroit 2018. O Ford Mustang 1968, um dos dois usados no filme "Bullitt", mostra o quanto os americanos idolatram a história de seus carros V8.

Essa cultura é refletida nos principais lançamentos do evento. As picapes RAM 1500 e Chevrolet Silverado preservam motores parrudos e gastadores de gasolina. A evolução permite redução no consumo, mas sem ousadias para não espantar o público.

O contraponto surge em carros conceituais apresentados pelas fabricantes japonesas, que oferecem propulsão elétrica ou a promessa de motores "inteligentes". No entanto, são alternativas que só devem se tornar realidade depois de 2020.

O mais ousado desses modelos é o protótipo Lexus LF-1 Limitless, um utilitário esportivo autônomo que pode ser híbrido ou elétrico. Além da leitura das coordenadas, seu sistema GPS considera também o tempo de viagem.

Ao detectar atrasos no caminho, o navegador é capaz de adaptar a rota e sugerir pontos de parada para descanso ao longo da via ou em localidades próximas.

Jeff Bracken, gerente-geral da Lexus nos EUA, faz o discurso padrão das montadoras diante desse tipo de novidade. Ele afirma que o LF-1 serve para testar a reação do público diante de novas tecnologias, sem revelar as possibilidades de lançamento.

Mas não há muitas dúvidas: as linhas do conceito estarão presentes na próxima geração de utilitários da marca, e os motores não poluentes ainda conviverão com opções convencionais quando o modelo virar realidade.Com informações da Folhapress.

Veja fotos dos modelos citados na galeria acima.

Campo obrigatório