Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marun: Previdência será votada em fevereiro 'de qualquer jeito'

Com o risco de não haver apoio suficiente, aliados presidenciais começaram a cogitar a possibilidade da iniciativa ser retomada em novembro

Marun: Previdência será votada em fevereiro 'de qualquer jeito'
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 23/01/18 por Folhapress

Economia Reforma

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, contradisse nesta terça-feira (23) a equipe econômica e afirmou que a reforma previdenciária será votada em fevereiro "de qualquer jeito".

Com o risco de não haver apoio suficiente no mês que vem, assessores e auxiliares presidenciais começaram a cogitar a possibilidade da iniciativa ser retomada em novembro, hipótese revelada pela Folha de S. Paulo na segunda-feira (22).

Segundo Marun, é "impossível" colocar em votação a proposta em novembro, após a disputa eleitoral, e a opinião do ministro Henrique Meirelles (Fazenda), que cogita a possibilidade, "não condiz com o pensamento" do Palácio do Planalto.

+ Conselho da Caixa destitui três vice-presidentes afastados

"O ministro Henrique Meirelles não participou das últimas conversas que tivemos aqui. Ele viajou a Davos e não participou das ultimas reuniões", disse.

Para o ministro, não existe Plano B sobre a proposta, apenas Plano A. De acordo com ele, o Palácio do Planalto conta com cera de 268 votos, número inferior aos 308 necessários para aprová-la.

"É mais fácil o Sargento García prender o Zorro do que a proposta ser votada em novembro", disse o ministro, em referência ao militar sem habilidade com a espada da famosa série televisiva dos anos 1950.

O discurso da equipe econômica é de que, na hipótese de o novo presidente não ser contra a reforma, haverá uma última janela para a votação, uma vez que parte da base aliada não conseguirá se reeleger.

A preocupação com os efeitos na disputa eleitoral de aprovar uma medida impopular, assim, não fariam mais sentido. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório