Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba o que fazer antes e depois de preencher e enviar o IR

Algumas dicas podem poupar tempo e evitar dores de cabeça

Saiba o que fazer antes e depois de preencher e enviar o IR
Notícias ao Minuto Brasil

16:24 - 01/03/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Fique por Dentro

Antes de começar: reúna os documentos necessários

Nenhum documento é enviado anexo à declaração. Mas, por questões de facilidade, é bom ter a papelada em mãos. Além dos documentos pessoais (RG, CPF etc.) do declarante e dos dependentes, reúna os comprovantes de todos os rendimentos e dos pagamentos dedutíveis.

Tem certificado digital? Melhor ainda!

Com o e-CPF, ou certificado digital, os documentos assinados digitalmente têm a mesma validade que documentos físicos, assinados manualmente. É também com essa ferramenta que você pode acessar o e-CAC e obter dados de declarações dos últimos cinco anos. Clique aqui para saber como obter seu certificado digital.

+ Petrobras anuncia alta de 0,5% na gasolina e queda de 2,9% no diesel

Enviou a declaração? Recupere o recibo

Todos os anos, após enviar a declaração pelo programa ou aplicativo, o contribuinte recebe uma sequência de 12 números que identificam a declaração, útil para acompanhar o processamento pela internet ou mesmo para fazer uma declaração retificadora.

Uma recomendação de segurança da Receita Federal é sempre salvar a declaração em formato PDF em um pendrive ou em um HD e guardar uma cópia. Se você não fez isso, pode tentar:

Pelo e-CAC

É preciso possuir cadastro prévio ou certificado digital

Pessoalmente, nas unidades de atendimento da Receita Federal

Clique aqui para pesquisar a unidade mais próxima

No computador usado para o envio

A informação está gravada na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF2018\transmitidas”, criada no ano em que o contribuinte enviou a declaração. Acesse os dados pelo próprio programa da Receita, clicando em “declaração”, “imprimir” e depois em “recibo”.

Em celulares utilizados para o envio

Em aparelhos com sistema operacional Android, os arquivos devem estar na pasta \download.

Se o sistema for iOS, o arquivo estará na pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda do aparelho. Para localizar, é necessário utilizar o iTunes. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório