Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Criptomoedas ainda não são risco para sistema financeiro, diz conselho

Financial Stability Board defende monitoramento mais amplo do mercado de moedas virtuais

Criptomoedas ainda não são risco para sistema financeiro, diz conselho
Notícias ao Minuto Brasil

16:33 - 18/03/18 por Folhapress

Economia Estudo

As moedas virtuais não representam um risco para a estabilidade financeira mundial, mas isso poderá mudar se elas estiverem mais integradas ao sistema financeiro, disse o Financial Stability Board (FSB, conselho de estabilidade financeira).

A instituição, criada pelo G20 para realizar reformas após a crise de 2007 e 2008, analisou problemas  relacionados ao avanço acelerado das criptomoedas.

O estudo, enviado  aos Ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais do G20, concluiu que as moedas, como o bitcoin, não oferecem um risco para a estabilidade mundial neste momento.

"Não obstante, o mercado segue evoluindo rapidamente e esta avaliação pode mudar se esses ativos forem utilizados de forma mais ampla e interconectada com o núcleo do sistema financeiro", considera a organização, que é presidida por Mark Carney,  presidente do Banco da Inglaterra (Banco Central britânico).

O interesse em criptomoedas aumentou no ano passado, quando os preços delas dispararam -e depois despencaram-, causando alertas por parte de órgãos reguladores.

+ Analistas preveem queda drástica do bitcoin

"Os criptoativos colocam dúvidas sobre a proteção dos consumidores e investidores, e também preocupam pelo fato de que podem ser usadas para atividades ilegais, como a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo", lembra o FSB.

Mas, em um sinal de pouco consenso por uma atitude mais radical, o FSB disse que é necessária mais coordenação internacional para acabar com falhas no monitoramento do setor, que, embora cresça rápido, representou menos de 1% do PIB em seu ponto mais alto.

"As autoridades nacionais começaram a abordar estas questões, mas dada a natureza mundial destes mercados, justifica-se uma maior colaboração."

O objetivo do Conselho de Estabilidade Financeira é fortalecer o setor financeiro para evitar novas crises.

O organismo publica regularmente recomendações  para os membros do G20.

A questão das moedas digitais entrou na pauta de reunião do grupo que acontecerá nesta semana em Buenos Aires por pedido de França e Alemanha. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório