Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Temer anuncia suspensão de sobretaxa de importação de aço pelos EUA

Desde que as sobretaxas foram anunciadas, o governo brasileiro se opôs fortemente

Temer anuncia suspensão de sobretaxa de importação de aço pelos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

08:58 - 22/03/18 por Notícias Ao Minuto

Economia governo

O governo dos EUA suspenderá temporariamente as sobretaxas ao aço brasileiro enquanto durarem as negociações sobre o tema, disse o presidente Michel Temer.

"Os EUA vão negociar a isenção de aço com o governo brasileiro, a sobretaxa não entrará em vigor enquanto as negociações estiverem em andamento", a conta do Planalto no Twitter informou.

No início de março, os EUA expressaram sua intenção de aplicar uma sobretaxa de 25% às importações de aço e 10% às importações de alumínio, alegando razões de segurança.

Temer anunciou a medida durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, citando uma carta da Casa Branca afirmando que o Brasil é um dos países com os quais as negociações começarão. 

Reações à decisão dos EUA

Desde que as sobretaxas foram anunciadas, o governo brasileiro se opôs fortemente e alertou que a medida teria efeitos desastrosos em sua economia.

Anteriormente, Temer disse apostar no diálogo para resolver o problema, mas na semana passada ventilou a possibilidade de recorrer à Organização Mundial do Comércio se não houvesse uma solução "amigável".

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou o anúncio de Temer e disse que discutiu o assunto com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin. Meirelles explicou ao funcionário americano que as taxas no caso do Brasil não têm sentido, já que o país sul-americano é produtor de aço usado principalmente pela indústria norte-americana para finalizar seus produtos.

Segundo o governo brasileiro, quase 80% das exportações brasileiras de aço são de produtos semi-acabados, usados como matéria-prima pela indústria siderúrgica norte-americana.

Ao mesmo tempo, o Brasil é o maior importador de carvão siderúrgico norte-americano (quase US $ 1 bilhão em 2017), destinado principalmente à produção brasileira de aço exportada para aquele país. Com informações do Sputnik Brasil.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório