Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maggi: Brasil vai à OMC contra restrição da UE à importação de frango

UE estaria planejando bloquear exportações de unidades exportadoras de carne de frango da BRF para o bloco comercial

Maggi: Brasil vai à OMC contra restrição da UE à importação de frango
Notícias ao Minuto Brasil

15:03 - 17/04/18 por Folhapress

Economia Negociação

O Brasil vai recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra movimento da UE (União Europeia) para o descredenciamento de frigoríficos da BRF como exportadores de carne de aves para países do bloco econômico, afirmou em nota nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Mais cedo já havia dito a jornalistas que a UE está planejando bloquear as exportações de nove unidades exportadoras de carne de frango da BRF para o bloco comercial e pode também revogar as credenciais de outras plantas brasileiras. Maggi citou motivos comerciais para o eventual movimento europeu.

A UE está usando preocupações sanitárias que não têm nenhuma base técnica para justificar as proibições de exportações de frango salgado do Brasil, disse Maggi.

De acordo com o ministro, trata-se de guerra comercial dos europeus.

+ Temer reúne base para 'destravar' negociações sobre Eletrobras

A proibição é decorrência da Trapaça, fase da operação da Polícia Federal Carne Fraca que identificou em março deste ano fraudes em laudos sobre contaminação por salmonela em unidades exportadoras da BRF.

Três delas foram vetadas de vender preventivamente pelo Ministério da Agricultura: Mineiros (GO), Rio Verde (GO) e Curitiba (PR).

O Brasil é o maior produtor mundial de frango, e a BRF, sua principal exportadora. Os países da UE são destino de cerca de 15% das vendas, segundo dados do setor. A empresa nega irregularidades. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório