Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reunião avança negociação entre Boeing e Embraer

Acordo poderá ser anunciado em breve

Reunião avança negociação entre Boeing e Embraer
Notícias ao Minuto Brasil

20:53 - 19/04/18 por Folhapress

Economia Acordo

Reunião realizada nesta quinta (19) em Brasília avançou na solução de entraves à parceria entre a Boeing e a Embraer. Segundo pessoas próximas da negociação, o grupo de trabalho do governo ficou satisfeito com o encaminhamento da última versão da proposta da gigante aeroespacial americana e da fabricante brasileira.

O negócio poderá ser anunciado em breve, embora um dos envolvidos tenha dito que ainda faltam detalhes técnicos complexos para isso de fato acontecer. Essa pessoa lembra que já houve outros momentos de "quase lá" na negociação, só para refluírem.

+ Preço do frango no Brasil deve cair devido a embargo a exportações

Pela proposta, será criada uma nova empresa, com controle da Boeing e participação minoritária da Embraer. Os percentuais ainda estão sendo discutidos, mas os americanos deverão ter entre 80% e 90% da companhia.

O grande nó para o governo brasileiro, que tem poder de veto sobre negócios da empresa remanescente de sua privatização em 1994, era a área de defesa. A Embraer reterá ela e talvez o setor de aviação executiva, e havia temor sobre como ela sobreviveria sem receitas da divisão regional.

Está indicado na proposta que a nova empresa destinará recursos para a "velha" Embraer, que terá como principal cliente estratégico a Força Aérea Brasileira -com programas como o do novo caça do país, o sueco Gripen, e o do cargueiro KC-390.

Este último produto, considerado com grande potencial de exportação, hoje tem seu marketing externo a cargo da Boeing. Com o eventual acordo, ele deverá ter vendas promovidas pelos americanos, o que potencializa sua penetração dada a capilaridade dos americanos.

Hoje, a aviação regional responde por 42% das receitas líquidas da empresa, contra 15% do setor militar e 25%, da aviação executiva.

De seu lado, se o acerto sair, a Boeing absorve a linha de produção mais bem-sucedida da Embraer, que hoje está na segunda geração dos chamados E-Jets. É uma forma de fazer frente à sua rival europeia, a Airbus, que no ano passado comprou o controle de área semelhante da canadense Bombardier -por sua vez, adversária histórica da fabricante brasileira nesse nicho de mercado.

Além disso, os americanos terão acesso à mão-de-obra brasileira na área de engenharia, considerada de alta qualidade e vital para acelerar projetos hoje algo estagnados, como a criação do substituto do Boeing-757.

Já a Embraer entra em uma das duas grandes cadeias do mercado aeronáutico, que é dividido entre Boeing e Airbus. Outros atores, como a chinesa Comac, a russa UAC, fabricantes indianos e japoneses estão ainda engatinhando globalmente.

O negócio, o maior do gênero no Brasil se concretizado, ainda não tem números definidos. A Boeing é uma empresa que fatura US$ 90 bilhões ao ano, empregando 100 mil pessoas, contra US$ 6 bilhões e 19 mil funcionários da Embraer.

Ele começou a ser aventado em dezembro passado, quando vazou na imprensa americana a intenção da Boeing de comprar toda a Embraer. A reação inicial do presidente Michel Temer (MDB), aconselhado pela área militar das implicações estratégicas da perda de controle sobre a área de defesa da Embraer, foi a de dizer que não permitiria a perda de controle nacional da empresa.

Mas Temer não se opôs à negociação. Ordenou a formação de um grupo técnico para negociar os termos, e depois de idas e vindas chegou-se ao formato final em discussão.

Boeing, Embraer e governo não comentaram o caso nesta quinta. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório