Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

União Europeia e México firmam novo acordo de livre comércio

O comunicado esclarece que os procedimentos aduaneiros mais brandos beneficiarão a indústria da UE, incluindo os produtos farmacêuticos, máquinas e equipamentos de transporte

União Europeia e México firmam novo acordo de livre comércio
Notícias ao Minuto Brasil

16:19 - 22/04/18 por Notícias Ao Minuto

Economia isenção de taxas

Após um encontro realizado em Bruxelas, nesse sábado (21), a União Europeia (UE) e o México alcançaram um acordo comercial que inclui a isenção de taxas para produtos agropecuários, alimentos e bebidas, segundo informações divulgadas pela Comissão Europeia.

O comunicado esclarece que os procedimentos aduaneiros mais brandos beneficiarão a indústria da UE, incluindo os produtos farmacêuticos, máquinas e equipamentos de transporte. Além disso, o acordo facilitará o comércio e investimentos com o México.

+ MP da reforma trabalhista caduca sem que governo resolva polêmicas

Assim, de acordo com as declarações do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o México entrou em uma lista que inclui o Canadá, Japão e Singapura, acrescentando que o acordo foi firmado entre parceiros "dispostos a discutir, defender seus interesses e se comprometerem a atender às expectativas de cada um". 

Por sua vez, o comissário da Agricultura, Phil Hogan, observou que o acordo é muito positivo para o setor agroalimentar, criando novas oportunidades de exportação.

Os detalhes técnicos sobre o novo acordo ainda precisam ser resolvidos, mas a expectativa é de que o texto legal definitivo saia ainda neste ano. O acordo, uma vez finalizado e aprovado, beneficiará tanto as empresas como os consumidores em toda a Europa e fará avançar a agenda de política comercial da UE, baseada em valores. O acordo traz a relação comercial da UE com o México para uma era moderna, derrubando a maioria das barreiras remanescentes do comércio. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório