Meteorologia

  • 16 AGOSTO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Dólar turismo e dólar comercial: qual a diferença?

Quem viaja para o exterior paga mais pela moeda americana do que exportadores e bancos quando fazem transações financeiras; entenda

Dólar turismo e dólar comercial: qual a diferença?
Notícias ao Minuto Brasil

08:25 - 24/04/18 por Notícias Ao Minuto

Economia preços

O preço do dólar na casa de câmbio é diferente do preço da moeda em outras transações. Por que?

O G1 explica que o dólar comercial tem uma cotação diferente da moeda usada pelas pessoas para viajar, pois ele vale para as empresas e bancos que fazem transações no mercado de câmbio, como exportação, importação, transferências financeiras.

O dólar turismo é usado para compra de passagens aéreas de empresas estrangeiras e demais despesas relacionadas a viagens. Este é o câmbio que os consumidores pagam quando compram algo no exterior, ou mesmo quando compram produtos de outros países em sites estrangeiros.

O valor do dólar turismo geralmente é mais caro, pois considera custos administrativos e financeiros. A publicação explica que, um dos motivos para ser mais caro é que as pessoas físicas compram volumes menores que as empresas e outros bancos. Isso faz com que os custos administrativos sejam maiores nessas operações. Além disso, há as taxas de transação das corretoras e o lucro da casa de câmbio.

No entanto, o Banco Central proíbe que turistas comprem o dólar comercial. "A regulamentação impede o turista de fazer uma compra pelo dólar comercial”, explica o professor Cláudio Carvajal, da FIAP. O BC tem regras para compra e venda tanto do dólar comercial quanto do turismo.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório
Competição
Quer ganhar um
iPhone X no valor de R$ 7.799? Não, obrigado

Notícias ao Minuto
Inscreva-se agora e concorra ao
SMARTPHONE
Mais cobiçado do momento
Complete as 5 etapas para participar
Notícias ao Minuto