Meteorologia

  • 16 JULHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Oito passos para assumir o controle financeiro do seu negócio

Para alcançá-lo, é necessário ter muita disciplina e organização, mas que valem a pena no final

Oito passos para assumir o controle financeiro do seu negócio
Notícias ao Minuto Brasil

18:25 - 12/05/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Dicas

O controle financeiro é essencial para o crescimento dos novos negócios. Para alcançá-lo, é necessário ter muita disciplina e organização, mas que valem a pena no final. Com gerenciamento econômico de qualidade, os bons resultados da empresa tornam-se mais fáceis de serem obtidos. A Intuit, empresa norte-americana que oferece soluções financeiras para pequenas empresas e profissionais autônomos, preparou um passo a passo detalhado para o empreendedor dominar sozinho o fluxo de caixa.

Passo 1 - Olho no seu saldo 

Comece do princípio. Tenha clareza do seu saldo inicial, ou seja, o montante que você recebeu ou investiu para começar o seu negócio. A partir daí, registre todas as despesas e receitas diariamente em sistemas de gerenciamento financeiro baseados na nuvem, como o QuickBooks, que também possui a versão app. Isso permite que você tenha um entendimento melhor do seu fluxo de caixa.

Passo 2 - Observe as entradas

Ao vender seus produtos ou serviços, inclua em suas anotações os valores e datas de recebimento, de onde vieram essas receitas e sob qual forma de pagamento. Desta forma você entende melhor os seus ganhos e quais são seus clientes mais lucrativos.

Passo 3 - Calcule suas despesas

Assim como foi feito para as entradas, detalhe o destino e a forma de pagamento das saídas. Lembre-se que as despesas podem ser classificadas como fixas ou variáveis e que é importante categorizar cada uma delas. Além das categorias, o QuickBooks permite que você faça um detalhamento das suas despesas e as distribua entre diferentes centros de custo.

+ Banco mais antigo do mundo volta a registrar lucro

Passo 4 - Entenda seus custos

Registre e analise os gastos que teve para fazer um produto ou prestar um serviço. Inclua desde o preço para a compra da matéria-prima até gastos com a mão de obra. Assim você consegue saber o real custo de produção e calcular a margem de lucro com mais precisão.

Passo 5 - Conheça o saldo operacional

O seu saldo operacional é o total de entrada menos o valor total de saída. É importante fazer um acompanhamento com regularidade deste montante, pois isso que vai indicar o equilíbrio financeiro do seu negócio.

Passo 6 - Tenha em mãos o saldo final do seu caixa

Somando o saldo inicial do Passo 1 com o saldo operacional do Passo 5, você chega ao saldo final. É com esse valor que se quantifica a receita do negócio ou se houve um fechamento negativo. Este número será utilizado para fazer comparativos com os próximos períodos e também períodos anteriores.

Passo 7 - Saiba qual é o seu capital de giroPara manter as contas pagas em dia, é preciso calcular o capital de giro, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das suas operações. O capital de giro é o principal indicador de liquidez para os negócios. Para calculá-lo, basta seguir a formula abaixo:

Passo 8 - Tenha disciplinaRevisar os processos e analisar custos que podem ser reduzidos é essencial para os negócios. Com isso, as chances de crescimento se tornam cada vez maiores e a saúde financeira é assegurada.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório