Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exportação de carne para os EUA pode ser retomada até junho, diz Maggi

Ministro fez as declarações durante visita a feira agrícola no interior de São Paulo

Exportação de carne para os EUA pode ser retomada até junho, diz Maggi
Notícias ao Minuto Brasil

17:08 - 04/05/18 por Folhapress

Economia Comércio

O Ministério da Agricultura espera que até o final do semestre o Brasil volte a exportar carne "in natura" para os EUA.

A afirmação foi feita pelo ministro da pasta, Blairo Maggi, em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), onde visita a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) nesta sexta-feira (4).

Se o prazo se confirmar, as exportações serão retomadas mais de um ano após a suspensão. Os EUA anunciaram em 22 de junho do ano passado a suspensão de toda a importação de carne bovina "in natura" do Brasil devido a preocupações sobre a qualidade do produto.

A decisão dos EUA foi uma reação ao aumento dos problemas sanitários com o produto brasileiro. Segundo o Departamento de Agricultura americano, 11% de toda a carne bovina "in natura" exportada pelo Brasil desde março de 2017 foi barrada por "preocupações com a saúde pública, condições sanitárias e problemas com a saúde dos animais".

+ Temer: desemprego não cresceu, mas sim o nº dos que procuram trabalho

O índice, ainda conforme o governo dos EUA, era muito maior do que a média global, de 1%.

"A bola está hoje com os EUA. Temos uma missão viajando para lá e todos os documentos, todos os questionários, todos os pedidos, foram respondidos", disse Maggi.

Ele disse esperar que todos os problemas sejam resolvidos e que até o final do semestre o Brasil volte a exportar para os EUA. "É nosso desejo e estamos trabalhando para isso", afirmou o ministro. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório