Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inflação acelera para 0,22% com remédio e plano de saúde mais caros

Inflação acelera em abril para 0,22% com remédio e plano de saúde mais caros

Inflação acelera para 0,22% com remédio e plano de saúde mais caros
Notícias ao Minuto Brasil

11:14 - 10/05/18 por Folhapress

Economia IPCA

A inflação oficial brasileira acelerou e fechou abril em 0,22%, acima dos 0,09% do mês anterior, informou nesta quinta (9) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O aumento foi puxado pela alta nos preços dos remédios, planos de saúde e vestuário e por reajustes no preço da energia. No acumulado do ano, a inflação soma 0,92%, o menor desde o início do Plano Real. 

Leia também: Em derrota para Macri, Congresso argentino rejeita aumento de tarifas

Em 12 meses, a inflação acumulada é de 2,76%, também o menor patamar desde o início do Plano Real. A meta estabelecida pelo governo é de 4,5% no ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Pesquisa da agência Reuters apontou que a expectativa de analistas era de alta de 0,28% em abril, acumulando em 12 meses alta de 2,82%.

Em 2017, a inflação foi de 2,97% e ficou abaixo do piso da meta pela primeira vez na história, o que gerou a necessidade de justificativa pelo Banco Central. Em carta ao Ministério da Fazenda, o BC disse que a meta não foi cumprida por causa da queda dos preços dos alimentos.

O último relatório Focus, do Banco Central, mostra que o mercado espera que o IPCA feche o ano em 3,49%. Na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), o BC projeta 3,8%. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório