Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Câmara aprova MP que permite venda direta do pré-sal

A venda deve ser feita preferencialmente por leilão, diz o texto

Câmara aprova MP que permite venda direta do pré-sal
Notícias ao Minuto Brasil

05:20 - 17/05/18 por Folhapress

Economia Petróleo

O plenário da Câmara de Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) a medida provisória que permite a venda direta do petróleo proveniente do pré-sal. Ela seguirá para análise do Senado Federal.

A proposta permite que a PPSA (Pré-Sal Petróleo S/A) venda diretamente a parte de óleo devida à União na exploração com base no regime de partilha. Ela também permite a venda direta de gás natural e outros hidrocarbonetos. 

A venda deve ser feita preferencialmente por leilão, diz o texto.

O texto previa que a União pudesse receber a parte da partilha diretamente em dinheiro, e não em barris de óleo, mas o artigo foi retirado em um destaque. 

Além disso, de acordo com o projeto, a venda deve ser regida pelo Ministério de Minas e Energia enquanto não for editada resolução do Conselho Nacional de Política Energética. 

O texto também cria leilão específico do petróleo e do gás da União só para um tipo de cliente: indústrias químicas e refinarias, demanda da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). 

A votação começou na terça-feira (15), mas foi concluída apenas na quarta (16) devido à obstrução da oposição, que apresentou requerimentos para adiar a deliberação. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório