Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo vai reduzir imposto sobre diesel após aprovar reoneração

De acordo com o ministro da Fazenda, iniciativa é equilibrada, pois receita que deixará de ser arrecadada com imposto será compensada pela reoneração da folha de pagamento

Governo vai reduzir imposto sobre diesel após aprovar reoneração
Notícias ao Minuto Brasil

04:44 - 23/05/18 por Folhapress

Economia Compensação

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, confirmou na noite desta terça-feira (22) que o governo firmou um acordo com o Congresso para zerar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o diesel.

A medida havia sido anunciada mais cedo pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Em breve anúncio, o ministro explicou que o decreto que vai zerar a incidência do tributo só será editado após a aprovação, pelo Legislativo, de projeto que reonera a folha de pagamento.

"Uma vez aprovado [o projeto], iremos em seguida sair com decreto eliminando a Cide incidente sobre o diesel."

A equipe econômica vinha resistindo a mexer na estrutura de impostos para conter a alta dos preços dos combustíveis.

+ Brasil pode ter 20 mil mortes a mais de crianças até 2030

Guardia classificou a iniciativa como equilibrada e afirmou, sem mencionar números, que a receita que deixará de ser arrecadada pela Cide será compensada pela aprovação da reoneração da folha de pagamento.

"A partir de dezembro de 2020 nenhum setor contará com o benefício da desoneração da folha de pagamento."

O ministro fez ainda um apelo, em nome do governo, para que caminhoneiros de todo o país voltem às suas atividades normais.

Devido ao aumento dos preços do óleo diesel, a categoria vem organizando paralisações em diversas estradas do país.

Segundo Guardia, o governo mantém um canal aberto para estudar outras iniciativas que visem mitigar o impacto da alta do dólar e do barril de petróleo no preço dos combustíveis no país.

Embora o governo viesse estudando formas de conter também o valor da gasolina, a medida anunciada nesta terça não terá impacto para este tipo de combustível. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório