Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fazendeiro dá 30 mil litros de leite a porcos em Minas Gerais

Ele disse que enfrenta problemas em sua produção

Fazendeiro dá 30 mil litros de leite a porcos em Minas Gerais
Notícias ao Minuto Brasil

18:42 - 25/05/18 por Folhapress

Economia Greve

ISABELLA MENON - Mauricio Silveira Coelho, dono da fazenda Santa Luzia, Passos (MG), teve de descartar mais de 30 mil litros de leite nesta sexta-feira (25). O leite foi dado aos porcos. Ele disse que, desde terça-feira (22), enfrenta problemas em sua produção.

Coelho contou também que um caminhão com 60 mil litros de leite estragou na estrada em razão dos bloqueios. De acordo com o fazendeiro, sua propriedade produz, em condições normais, cerca de 35 mil litros de leite por dia. 

+ Fecombustíveis diz abastecimento está crítico em 24 estados

"Hoje em dia, um produtor consegue armazenar leite por até 48 horas, mas não temos como parar nossa produção. As vacas não podem parar de ser ordenhadas, porque correm risco de vida. Se a situação não for resolvida, o caos será instaurado", disse Coelho. 

De acordo com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o perigo ao parar de ordenhar um animal é que a vaca poderia desenvolver mastite, uma inflação da glândula mamária. 

Por questões ambientais, fazendas não podem despejar o leite em rios ou lagos por risco de contaminação. Por isso, a solução encontrada na fazenda Santa Luzia foi despejar o leite em biodigestores. 

Coelho calculou que teve um prejuízo de R$ 50 mil por dia, desde o início da manifestação. Além de setor lactíneo da fazenda, ele afirmou que, em uma de suas granjas, as comidas para porcos já não chegam. A solução encontrada foi de alimentá-los com capim. 

A situação de desperdício atingiu o país todo. Segundo a CNA, cerca de 95 milhões de litros de leite são produzidos diariamente no país e estão sendo descartados.  A confederação estima um prejuízo diário de R$ 226 milhões aos produtores de leite, valor que soma a receita que deixa de entrar aos custos de produção. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório