Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo não vai mudar política de preço da Petrobras, diz ministério

Pedro Parente, ex-presidente da estatal, defendia a manutenção da formação de preços da companhia, hoje com reajustes diários baseados em fatores externos

Governo não vai mudar política de preço da Petrobras, diz ministério
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 01/06/18 por Folhapress

Economia Interferência

Após a demissão de Pedro Parente da presidência da Petrobras, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, disse nesta sexta-feira (1º), que o governo segue comprometido em não mudar a política de preços praticada pela estatal. Parente defendia a manutenção da formação de preços da companhia, hoje com reajustes diários baseados em fatores externos como a flutuação do dólar e do preço do barril de petróleo.

No meio político, a crise dos combustíveis intensificou as pressões para que a política da companhia seja alterada. "É importante a gente reafirmar o compromisso do governo, do Ministério de Minas e Energia, de não interferir na política de preços da Petrobras", afirmou o secretário.

Em entrevista após reunião no ministério com representantes de distribuidoras e postos de combustíveis, Félix lamentou a saída de Parente e ressaltou que o caberá ao conselho de administração da estatal escolher um nome que respeite as exigências da Lei das Estatais.

+ Após demissão, Parente pode ser o novo presidente-executivo da BRF

De acordo com Félix, o governo está preparando e vai apresentar "o mais rápido possível" uma política que gere estabilidade de preços nos postos, sem afetar a Petrobras." A gente espera, bem antes do final do ano, apresentar uma nova política para o consumidor, não para a Petrobras ou para qualquer fornecedor", disse.

O secretário disse que o modelo ainda não está definido, mas poderia ser, por exemplo, o estabelecimento da flutuação de um tributo. Dessa forma, se o preço do combustível subisse, o tributo seria reduzido automaticamente, permitindo uma estabilidade no preço final. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório