Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vendas de TVs aumentam no país em período pré-Copa

Só no primeiro trimestre deste ano, a produção de televisores ficou 46,46% maior do que no mesmo período de 2017

Vendas de TVs aumentam no país em período pré-Copa
Notícias ao Minuto Brasil

10:05 - 08/06/18 por Folhapress

Economia Comércio

Provavelmente impulsionadas pela aproximação da Copa do Mundo, as vendas de aparelhos de TV registraram alta de 21% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2017. Só no primeiro trimestre deste ano, a produção de televisores ficou 46,46% maior do que no mesmo período de 2017. O setor estima que, em 2018, sejam produzidos 12,5 milhões de aparelhos no país; em 2017, foram 11,3 milhões. Os dados são da empresa de pesquisas GfK.

"Geralmente, o televisor é um produto que concentra mais vendas no segundo semestre. Mas, em todo ano de Copa do Mundo, essa tendência se inverte e o maior volume de vendas fica no começo do ano", diz José Jorge do Nascimento Júnior, presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos)."

Ainda segundo ele, neste ano, um segundo fator tem impulsionado ainda mais o setor: a intensificação da substituição do sinal analógico pelo digital. Boa parte das pessoas tem preferido comprar um novo aparelho, mais moderno, em vez de usar um conversor.

+ Aéreas recomendam 'cautela' aos países na privatização de aeroportos

O advogado Márcio Gomes Modesto, 39 anos, já precisava comprar uma TV e, motivado pela Copa, resolveu antecipar a compra. Nesta quinta (7), fechou o negócio. "Escolhi uma de 55 polegadas para ter mais emoção na torcida", disse. "A loja prometeu entregar até quarta-feira. Até coloquei essa condição na hora de comprar: se a TV não chegar antes da Copa começar [dia 14], eu nem quero", afirmou ele.

DICAS DE COMPRA

Para quem pretende comprar uma nova TV, a principal dica é medir a distância entre o sofá e a parede onde o aparelho ficará. Em geral, salas podem ter televisores a partir de 42 polegadas.Outra dica é a definição da tela. As TVs 4K são as melhores nesse quesito. Sua resolução é ainda maior quando comparada com uma Full HD. E o preço caiu bastante. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório