Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump negociaria 'brexit' melhor do que May, diz Boris Johnson

Chanceler do Reino Unido afirmou ainda que as negociações devem endurecer nos próximos meses

Trump negociaria 'brexit' melhor do que May, diz Boris Johnson
Notícias ao Minuto Brasil

05:26 - 09/06/18 por Folhapress

Economia Elogio

O chanceler do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a saída do país da União Europeia, o 'brexit', estaria mais bem encaminhada se quem estivesse conduzindo a negociação fosse o americano Donald Trump, e não a primeira-ministra Theresa May.

O diplomata afirmou ainda que as negociações devem endurecer nos próximos meses e podem levar a um colapso antes de a situação melhorar.

Leia também: Não soube me conter diante de tanto poder, diz Cabral

A declaração foi dada em um jantar a portas fechadas na quarta-feira (6) e divulgadas nessa sexta (8) pelo site BuzzFeed, que teve acesso a uma gravação do encontro.

"Imagine Trump fazendo o 'brexit'. Ele seria muito duro. Aconteceria todo tipo de fracasso, todo tipo de caos. Todo mundo pensaria que ele enlouqueceu. Mas na verdade você poderia chegar a algum lugar. É um pensamento muito, muito bom", disse.

Trump vem travando disputa comercial com seus aliados europeus, incluindo Londres, sobre a taxação do aço.

Segundo Johnson, um dos líderes da campanha do "brexit", May será obrigada a endurecer o discurso nas negociações com a União Europeia. "Eu creio que Theresa vai entrar em uma fase na qual teremos que ser muito mais combativos com Bruxelas."

"Você tem que encarar o fato de que agora pode haver um colapso, ok? Eu não quero que ninguém entre em pânico durante o colapso. Sem pânico. Pro bono publico [pelo bem público, em latim], sem desespero. Tudo vai ficar bem no final", disse o ministro.

May afirmou, por meio de uma porta-voz, que tem confiança em Johnson e que seu governo está trabalhando duro para concretizar o "brexit". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório